Caminho de Santiago - 4ª Etapa - Pamplona a Puente La Reina

2894
Caminho de Santiago - 4ª Etapa - Pamplona a Puente La Reina

Mais 24 km separavam Pamplona de Puente la Reina. Partimos de Pamplona bem cedo rumo a Cizur Menor, onde fizemos a primeira pausa, pois tínhamos pela frente um dia longo até a subida ao Alto do Perdão, um dos ícones do Caminho.

Passaríamos neste dia por várias cidades: Cizur Menor, Zariquiegui, Alto del Perdón, Uterga, Muruzábal, Obanos. Algumas subidas até o Alto del Perdón e depois muitos decliveis difíceis.

Muita subida íngreme até chegar ao Alto do Perdão.

Após a saída da região urbana de Pamplona, o barulho dos carros diminuiu dando lugar ao canto dos pássaros. Foram 6 km até Cizur de Zariquiegui, última cidade antes do Alto do Perdão.

Saindo da região urbana de Pamplona.

Finalmente chegamos ao topo do Alto do Perdão. Muita alegria, emoção e fotos para a posteridade. Podemos contemplar a famosa escultura de Vicente Galbete, que exibe uma caravana de peregrinos de distintas épocas, retratando a evolução do Caminho. O topo do Alto do Perdão estava cheio de peregrinos que por ali chegavam, parando para descansar e fazer fotos e selfies.

Alto do Perdão, um dos ícones do Caminho de Santiago.

Após um bom descanso, iniciamos a difícil e íngreme descida do Alto do Perdão com muitas pedras soltas e teríamos que ser cautelosos, descendo muito lentamente e com todo o cuidado para evitar alguma queda.

Obanos, última cidade antes de chegar a Puente la Reina.

A próxima cidade era Uterga e com as pernas e joelhos cansados, fomos obrigados a uma parada nesta cidade. Teríamos mais 7 km até Obanos e 10 km até Puente La Reina (nosso destino neste dia).

Veja mais imagens na galeria de fotos.

54321
(1 vote. Average 5 of 5)