Caminho de Santiago - 3ª Etapa - Zubiri a Pamplona

1509
Caminho de Santiago - 3ª Etapa - Zubiri a Pamplona

O trajeto entre Zubiri e Pamplona possui várias cidades onde podemos parar para algum lanche ou descansar. Muitas pequenas e outras com uma boa estrutura: Ostériz, Ilarratz, Eskirotz, Larrasoaña, Akerreta, Zuriain, Irotz, Trinidad de Arre, Villava, Burlada.

Como saímos de Zubiri pela manhã, ainda não havia nada aberto. Café só em alguns bares que abriam somente depois das 8:00 hs. Alguns albuergues oferecem (já incluso no preço), café da manhã (caso queira pagar). Como não havíamos contratado o serviço, seguimos em frente pois havíamos comprado no dia anterior algumas bananas. Sair sem comer não é nada recomendável. Nesse caso sempre é bom consultar sobre a distância para a próxima cidade e saber se existe algum bar que tenha um café.

Saindo de Zubiri para Pamplona. O comércio ainda encontrava-se fechado.

As etapas anteriores, somadas, nos deixaram bastante cansados e sentimos na chegada a Pamplona pois você percorre no final dessa etapa um longo trecho urbano, o que faz com que estes 20 quilômetros até Pamplona pareçam mais longos do que realmente são.

Certamente se você começasse o Caminho em Zubiri não sentiria grande dificuldade neste trecho. Esta é uma parte muito bonita do Caminho de Santiago. Os lugares durante o trajeto são muito simpáticos, e contam com estabelecimentos para o peregrino parar, comer e descansar. Os bares oferecem pão, queijo, jamon e suco.

Paradas para descanço

Recomendamos sempre parar e descansar por alguns minutos a cada 10 quilômetros aproximadamente (ou a cada 2 horas). É uma oportunidade para trocar as meias por outras secas e arejar um pouco os pés. Sempre é bom levar algum lanche pois alguns bares podem ainda estar fechados.

Chegando ao Final da Etapa

Podemos optar por dois lugares para parar nessa etapa. Pamplona e Cizur Menor. Isso se o peregrino estiver em condições para andar, caso contrário há boas opções antes. Nunca tente andar mais do que pode, respeite seu corpo! Há opções antes de Pamplona, caso precise parar, como Trinidad de Arre, cerca de 4,5km antes de Pamplona. A partir do albergue de Trinidad de Arre, que fica logo após uma ponte, o trecho é totalmente urbano, ou seja, só calçada e asfalto.

Percorre-se no final dessa etapa um longo trecho urbano, bastante calçada e asfalto.

Pamplona é uma bela cidade e ficamos no Albergue Jesus y Maria que é bem próximo do “centro” da cidade. É uma cidade grande, com lojas para comprar algo que tenha faltado, e com boas opções para comer. Pode descansar e passear um pouco para se distrair. Em Pamplona conseguimos finalmente comprar chips para ativar nossos mobiles e fazer contato com nossos familiares que já estavam aflitos por notícias nossas. A cidade possui também vários ATM (caixas eletrônicos para saques).

Pamplona é uma cidade grande, com lojas para compras e com boas opções para comer.

Cizur Menor é uma cidade a pouco mais de 5 quilômetros de Pamplona. Há uma grande subida na chegada, mas nada de assustador. O lugar é pequeno e acolhedor, com bom albergue. É bem mais calmo que Pamplona, o que pode tornar o lugar interessante se procura sossego. Muita gente prefere passar direto por Pamplona para pernoitar mais perto do Alto del Perdón. Optamos por ficar Pamplona mesmo, para não forçar muito logo no início e também para conhecer a cidade.

Independente da opção escolhida, o importante é sair cedo de Zubiri para aproveitar o dia quando chegar no destino (Pamplona). Precisará lavar roupa, comer e descansar para a próxima etapa subindo até o Alto del Perdón. Esta etapa não exige tanto (apesar de algumas ladeiras) e descansando bem poderá enfrentar sem problemas o próximo dia.

Veja mais imagens na galeria de fotos.

54321
(0 votes. Average 0 of 5)