A Caminho de Santiago

porque resolvemos fazer o caminho de santiago

Muitos são os motivos que levam as pessoas a caminharem e são os mais variados possíveis. Tem gente que conhece alguém que já fez o Caminho, gostou e por isso o recomenda. Existem pessoas que já leram algum relato na internet, assistiram algum vídeo ou um livro. Alguns vão com um objetivo específico, como emagrecer ou livrar-se de um vício. Outros caminham para passar um tempo na natureza. E há os que caminham em busca de autoconhecimento, desapego ou mesmo para descobrir/exercitar a sua espiritualidade e conexão com algo maior (talvez seja esse nosso objetivo principal).

O peregrino Silvio explica como surgiu a ideia de fazer o Caminho: “A ideia surgiu em 1998, em um momento difícil da vida, quando se percebe que falta algo para que ela se complete. Em 2018, vinte anos depois, com a família, em viagem pela Europa, tendo Santiago de Compostela como uma das cidades visitadas, lembrei-me daquele sonho adormecido da peregrinação. De volta ao Brasil e, com o apoio incondicional da família, me preparei, psicologicamente, fisicamente e financeiramente para a tão sonhada aventura”.

EM BUSCA DE PARCERIA

Inicialmente faria sozinho, mas ouvindo os mais próximos, fui convencido de que deveria convidar alguém disposto a compartilhar esse sonho. Muitos foram os convidados, porém somente o colega e irmão Fernando Carada aceitou o desafio. Fernando e eu, por anos compartilhamos plantões de 24×72 horas na Polícia Civil, portanto, afinados de longa data.

O PLANEJAMENTO

Definida a parceria, data de ida e volta; roteiro, tempo de caminhada, com margem de possíveis imprevistos, passagens foram compradas com antecedência, garantindo assim um preço justo. O interessante é que a viagem começou quando definimos a data e o roteiro.

Sairemos de Porto Alegre/RS, no dia 22 de agosto de 2019, em vôo direto a Lisboa/ Portugal, aonde trocaremos de aeronave tendo o destino final Paris. De Paris iremos de trem até a cidade de Saint-Jean-de Pied-de-Port, sul da França de onde efetivamente iniciaremos a nossa peregrinação à pé perfazendo 800 km, até Santiago de Compostela. Nesse percurso, cruzaremos por várias cidades e povoados onde pernoitaremos em seus hoster e/ou albergues à disposição dos peregrinos (confira no mapa a nossa rota).

PERGUNTAS E DÚVIDAS

Após planejarmos o roteiro muitas perguntas e dúvidas surgiram:

  • Quanto tempo dura o Caminho de Santiago? Qual a meta de kms diário percorreremos?
  • Qual Rota fazer?
  • O que levar?
  • Tem internet? Telefone?
  • Quanto eu vou gastar?
  • Onde dormir?
  • Onde comer?
  • Como me preparar?
  • Compras do material para a caminhada (mochila, botas, roupas, etc …).

Através de muitos relatos e dicas na internet (Blogs, Vídeos do Youtube, páginas no Facebook e perfis no Instagram) estamos conseguindo respostas e esclarecimentos para todas essas dúvidas.

DIÁRIO DE VIAGEM

A ideia de registrar o dia-a-dia da peregrinação surgiu em uma conversa onde decidimos criar um Blog e os perfis no Facebook e Instagram. Nosso objetivo é registrar e relatar todos os acontecimentos, dificuldades e vivências durante o caminho.

Através destas vivências, queremos transmitir todo o conhecimento adquirido aquelas pessoas que sonham um dia realizar o Caminho de Compostela.