Tilton Martins dos Santos

Tilton Martins dos Santos

PERFIL

– O caminho exige, do caminhante, saber seus limites, ter persistência, disciplina, companheirismo – explica Tilton Martins dos Santos, membro da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do RS (Acasargs) e do conselho de turismo de Santo Antônio da Patrulha.

Hoje com 74 anos, Tilton peregrinou pela primeira vez em 1999 e, desde então, voltou em três ocasiões, percorrendo os caminhos francês, aragonês e português. Para ele, é um momento de meditar sobre a vida e praticar o desapego das coisas materiais:

– Minha motivação é me desprender do dia a dia, do trabalho, porque, quando vou lá, é liberdade. Vou sem telefone, sem relógio, só com a mochila e o cajado. E aprendo muito. Hoje, você tem dificuldade de pensar na sua vida, como está vivendo e se portando com relação à sociedade. O caminho nos oferece essa oportunidade.

Tilton sempre percorreu os trajetos a pé – no entanto, é possível fazê-los a cavalo ou de bicicleta. A opção pelo cavalo é pouco usada pois não são todos os albergues que oferecem acomodação para os animais. Além disso, os peregrinos que estão a pé sempre têm prioridade nos albergues.

Fonte: Gaúcha ZH Viagem