Patrícia Garcez

Patrícia Garcez

PERFIL

Minha definição peregrina

Ser peregrino é superar limites!

É pedalar entre bosques, montanha e colinas, na lama, pedra ou asfalto, sob neve, granizo, sol ou chuva e sentir-se feliz por poder estar ali.

É vencer o cansaço físico e ir dormir, longe do aconchego do lar, embebido em alguns copos de vinho, contente por cumprir mais uma etapa.

É sentir o rosto latejar, a endorfina circular, se olhar no espelho, embora ele tenha sido deixado para trás num ato de desapego, e ver, com orgulho, a pele queimada pelo frio (que raro!).

É aceitar, humildemente, as lições del Camino e deixá-las entrar…

É nunca mais subestimar os “mais mayores”, que passam por você numa velocidade “levanta poeira”, desejam “bom Camino” e se perdem pelas curvas sagradas, te deixando, aos 30 anos, sem fôlego, para trás!

É respeitar, acima de tudo, “El Camino” e todas as surpresas e mistérios que ele reservou para você.

É ficar perplexo por acordar inteiro, sem dores musculares, gripes, pneumonias naquele frio de rachar!

É aprender que as subidas que te assustavam são as mesmas que aquecem seu corpo, pouco preparado para as adversas condições climáticas, e agradecer pelo caminho montanhoso. Aprender que as, tão esperadas, descidas podem congelar suas mandíbulas, maltratar suas mãos ciclistas, fazer tremer todos seus músculos, muito embora proporcionem indiscutível prazer…

É aprender a interagir com sua bike, formar, não apenas um conjunto, mas o mais harmônico dos conjuntos, entender todos seus caprichos e curtir cada pedalada, cada marcha, cada curva, cada paisagem … sem nunca pensar em invejar “a turma do carro de apoio”.

É escutar o estalar peregrino do granizo em seu “casco”, olhar ao redor e realizar que não existe nenhum abrigo por perto, mas ficar feliz por ter um par de óculos escuros que protegerá seus belos olhos das gélidas pedras … e seguir mais feliz ainda, por ter, um dia, vivido o inverno, sentido a neve em plena primavera!

Fonte: Relatos Peregrinos