Planejamento da Rota

planejamento da rota

Segundo informações, o Caminho Francês tem uma distância total aproximada de 760 km. É normal ver fontes que dizem que o Caminho têm 817 km, o que é um erro comum e explicável.

A primeira etapa normalmente tem 27 km e vai de Saint-Jean-Pied-de-Port, cruza os Pirineus e chega à Roncesvalles, uma vila ainda no lado espanhol dos Pirineus. Existe uma placa muito conhecida que diz “Santiago de Compostela 790 km”.

Se percorrermos 27 km ainda faltam 790 km, então o Caminho todo possui 817 km, certo? Errado. Há que lembrar que a placa mostra a distância se percorrido por estradas, de carro.

Rota do Caminho

O Caminho não segue estradas, pelo menos, nem sempre. A rota do Caminho cruza campos e montanhas por trilhas mais diretas, o que reduz sua distância consideravelmente. Os guias do Caminho de Santiago, dividem o Caminho, normalmente, em 32 ou 33 etapas, cada uma correspondendo a um dia de caminhada.

Esta divisão oferece distâncias medianas a serem percorridas diariamente e sugere paradas em Albergues e cidades com maior quantidade de serviços disponíveis aos peregrinos (lavanderias, bancos, restaurantes, hotéis, etc…).

É importante ter uma programação básica, já que não temos tantos dias disponíveis para fazer o Caminho. Nosso plano inicial é o de parar nestas cidades abaixo.

> St Jean Pied de Port > Roscenvalles > Larrasoaña > Pamplona > Puente La Reina > Estella > Torres del Rio > Logroño >Nájera > Sto Domingo de la Calzada > Belorado > San Juan de Ortega > Burgos > Hornillos del Camino > Castrojeriz > Fromista > Carrión de los Condes > Terradillo de los Templarios > El Burgo Ranero > Mansilla de las Mulas > Leon > San Martin del Camino > Astorga > Foncebadón > Ponferrada > Villafranca del Bierzo > O Cebreiro > Triacastela > Sarria > Portomarín > Palas de Rei > Arzúa > Pedrouzo > Santiago de Compostela